quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mercado Biológico para Apúlia

O CDS-PP atento á realidade da Agricultura Biológica e aos valores ligados á terra que nos últimos tempos se justificam como cada vez mais relevantes irá propôr á Câmara Municipal de Esposende a criação do Mercado Biológico de Apúlia com periodicidade semanal. Neste novo mercado os consumidores poderão encontrar qualidade e diversidade em vários e distintos produtos. Produtos hortícolas, vinícolas, frutas, broa, ovos ou enchidos são apenas algumas das muitas propostas para uma iniciativa que, semanalmente, iria mobilizar inúmeros produtores. O CDS-PP está certo da grande adesão desta proposta por parte dos consumidores porque são cada vez mais as pessoas preocupadas com a sua saúde, qualidade de vida e riqueza alimentar. Esposende é um concelho com grandes potencialidades no campo da agricultura biológica pois já possuímos muitos agricultores que se dedicam exclusivamente á produção natural de alimentos. A agricultura biológica priveligia as boas práticas de gestão da exploração agrícola em alternativa ao recurso a factores de produção externos. De resto, Portugal é já, em alguns dos produtos biológicos, um dos 10 maiores produtores mundiais.


CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Programa Finicia

O CDS-PP atento e preocupado com os efeitos locais da crise económica, ao nível das micro e pequenas empresas procura dar resposta aos apelos dos esposendenses. Deste modo é imperioso manter estas empresas a funcionar, tentando simultaneamente encontrar incentivos destinados a criar empresas que renovem o sector económico local. A Câmara Municipal de Esposende deve procurar aproveitar todos os mecanismos, nomeadamente programas de apoio, colocados ao seu dispor na procura de soluções para os agentes económicos locais. Seria o caso da adesão, por parte do município de Esposende, ao Programa FINICIA que constitui um mecanismo financeiro de micro e pequenas empresas com actividade essencialmente local, visando robustecer o tecido empresarial do concelho, estimular o investimento das micro e pequenas empresas e melhorar os produtos e/ou serviços prestados na modernização das instalações e equipamentos. Neste pressuposto, poderiam ser financiados projectos até ao montante de 45.000€. Para tal seria constituído um Fundo de 500.000€, através da participação financeira do Município e de uma instituição de crédito, na proporção 20% e 80%.O Programa FINICIA é promovido pelo Ministério da Economia, através do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

terça-feira, 7 de julho de 2009

Apoio ao Comercio Local

Num concelho com reconhecidas aptidões para o Turismo como é Esposende o apoio aos comerciantes locais é uma necessidade urgente. A aposta nevrálgica de uma oferta turística de excelência é a qualificação da oferta. O CDS-PP desde sempre defendeu a moderação da politica fiscal municipal dando prioridade á redução ou mesmo isenção das taxas, á devolução do poder de compra ás famílias e á competitividade económica no nosso concelho. Assim sendo, o CDS-PP atento ás grandes dificuldades que muitos agentes económicos do concelho atravessam, visando também a manutenção de todos os postos de trabalho associados propõe á Câmara Municipal de Esposende três medidas de icentivo aos comerciantes locais pelo período mínimo de dois anos:

1- REDUÇÃO ACENTUADA DAS TAXAS COBRADAS NOS MERCADOS E FEIRAS;

2- ISENÇÃO DA TAXA DE OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA PARA O EXERCÍCIO DO COMÉRCIO;

3- ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXAS DE PUBLICIDADE.



Esposende, 6 de Julho de 2009
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES