A comissão politica concelhia do CDS-PP em Esposende reconhecendo a magnitude da crise económica que afecta todos os Esposendenses em particular os mais desfavorecidos, vem propôr ao executivo camarário a implementação de um BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO no concelho de Esposende com o objectivo de fomentar e sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado, de resto como já vem sendo acatado por outras autarquias.
O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária com o próximo. Os Bancos Locais de Voluntariado são estruturas que permitem a nível local e de forma flexível, facilitar, incentivar e promover o voluntariado constituindo-se como espaço de encontro entre pessoas interessadas em ser voluntárias que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de acções.
O concelho de Esposende demonstra um real dinâmica em termos de instituições que actuam nas mais variadas áreas ( acção social, educação, saúde, desporto, defesa do ambiente) que podem acolher voluntários. O Banco Local de Voluntariado teria certamente um papel determinante no sentido de permitir estruturar e mobilizar os cidadãos para o voluntariado.
Esposende, 5 de Fevereiro de 2009-02-04
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES