sexta-feira, 11 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO DA LISTA CANDIDATA Á FRGUESIA DE MARINHAS

Hersilia Brás Marques reuniu recentemente com a equipa do CDS-PP candidata á Assembleia de Freguesia das Marinhas a qual é encabeçada pelo Eng. Carlos Jorge Capitão. A candidata afirmou que esta lista é uma aposta forte do CDS-PP e na qual deposita grandes esperanças na vitória. A lista é composta por mulheres e homens que têm um projecto de progresso para a sua freguesia.

TELMO CORREIA VISITA NOVAMENTE ESPOSENDE

Telmo Correia, candidato do CDS-PP pelo distrito de Braga nas próximas eleições legislativas visitou mais uma vez o concelho de Esposende, mais concretamente assistindo ás festas de Santa Tecla na freguesia de Antas.
A visita foi acompanhada pela Dra. Hersilia Brás Marques, candidata do CDS-PP á Câmara Municipal de Esposende. Ver Imagens

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CDS-PP INICIA PRÉ-CAMPANHA EM MARINHAS

Hersilia Brás Marques iniciou a pré-campanha da sua candidatura na freguesia de Marinhas onde foi acompanhada pela Dra. Berta Viana, candidata á Assembleia Municipal, pelo Eng. Carlos Jorge Capitão, candidato á Junta de Freguesia de Marinhas bem como por diversos candidatos das listas do CDS-PP ás próximas eleições de 11 de Outubro. Os candidatos foram recebidos com grande simpatia pelos eleitores do Lugar de Cepães, local onde iniciaram o porta-a-porta.
Durante as próximas semanas os candidatos do CDS-PP irão apresentar-se pessoalmente a todos os esposendenses de forma a dar a conhecer o seu projecto de mudança para o nosso concelho. Ver Imagens

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CDS-PP DENUNCIA DEMOCRACIA CONDICIONADA EM ESPOSENDE

Na sequência das últimas notícias vindas a lume relacionadas com a estrutura local da Juventude Social Democrata e a nova equipa para a vereação apresentada pelo Sr. João Cepa, cumpre ao CDS-PP sublinhar e confirmar os alertas que, ao longo do tempo, tem vindo a efectuar:

1 - A demissão do presidente da JSD de Esposende - pelos motivos que aduz - assume-se como uma clara denúncia do autismo e da indiferença que o actual Presidente da Câmara nutre pelos jovens. Ao arrepio do que João Cepa propala e propagandeia, não é com Festivais de Música de Verão que se honra a juventude de Esposende.
A juventude esposendense está sequiosa de mais participação cívica e anseia por poder participar nos assuntos de relevância concelhia e que lhe dizem, directamente, respeito, como sejam as políticas de apoio ao primeiro emprego, à família, à habitação, ao empreendedorismo e à inovação social. Com o seu comportamento o Sr. Presidente da Câmara menospreza e limita a acção da juventude concelhia. E, sempre se diga, que tal facto demonstra a aversão por opiniões divergentes e a defesa de uma cultura de seguidismo.

2 - O autismo do Sr. João Cepa que atrás já se enunciou tem o seu exemplo paradigmático com o abandono a que votou a equipa que o serviu - lealmente - ao longo de vários anos. Não se compreende como, de uma só vez, tenha dispensado toda uma vereação. Acaso o Sr. João Cepa discorda das políticas tomadas pela presente equipa do Executivo Camarário?
É que a dúvida é legítima, e aquilo que se impõe é um esclarecimento público sobre se as razões do Sr. Presidente da Câmara se prendem com a discordância do rumo que o presente Executivo imprimiu na edilidade esposendense. É que se assim for, aquilo que o actual Presidente da Câmara deveria ter feito não era ver-se livre da sua equipa mas assumir os erros, e em acto de contrição demitir-se, por não subscrever quatro anos de governação autárquica.

INAUGURAÇÃO DA SEDE DE CAMPANHA




No passado dia 17 de Agosto foi inaugurada a sede de campanha da candidatura de Hersilia Brás Marques com a presença do Dr. Nuno Melo, Dr. Telmo Correia e Dr. Diogo Feyo. Na cerimónia, repleta de apoiantes, foi apresentada a Dra. Berta Viana como candidata á Assembleia Municipal pelo CDS-PP. A sede situa-se no Largo Fonseca Lima em Esposende.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Promessas Pré-Eleitorais

Como foi recentemente anunciado, a actual Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, prometeu reavaliar a introdução de portagens nas SCUT após o acto eleitoral de Setembro próximo. Ora, em vésperas de eleições, este anúncio constitui uma promessa eleitoral de cuja veracidade os cidadãos têm toda a legitimidade para desconfiar. Recorde-se que o actual governo socialista já por diversas vezes confirmou a introdução de portagens até ao fim do presente ano. O CDS-PP/Esposende esteve desde o inicio na linha da frente no combate contra uma medida profundamente injusta para o nosso concelho. A adopção desta medida implicaria um forte retrocesso no desenvolvimento económico de Esposende e consequentemente um grave encargo para todos os Esposendenses. O CDS-PP/Esposende garante com continuará sempre a lutar por uma via estruturante, segura e adequada aos tempos modernos independentemente do governo que venha a ser eleito após 27 de Setembro.

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cartão Municipal do Idoso

A Comissão Politica Concelhia do CDS-PP pretendendo promover a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos idosos do concelho de Esposende propõe á Câmara Municipal a implementação do CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO com os seguintes objectivos:a) Contribuir para a promoção da qualidade de vida dos beneficiários e seus agregados familiares, através da concessão de descontos e apoios por parte da Câmara Municipal de Esposende, na aquisição e utilização de bens e serviços em que esta seja o fornecedor;b) Apoiar os beneficiários em actividades de aprendizagem ao longo da vida, designadamente nas áreas da formação, cultura, social e desporto;c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso a diferentes ofertas e para o processo de co-responsabilização social, do sector público e privado, na prossecução de um concelho mais solidário.
Pretende-se através do CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSO garantir algumas vantagens económicas tendo com finalidade a promoção do bem-estar, a realização pessoal e a plena participação social das pessoas idosas.

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mercado Biológico para Apúlia

O CDS-PP atento á realidade da Agricultura Biológica e aos valores ligados á terra que nos últimos tempos se justificam como cada vez mais relevantes irá propôr á Câmara Municipal de Esposende a criação do Mercado Biológico de Apúlia com periodicidade semanal. Neste novo mercado os consumidores poderão encontrar qualidade e diversidade em vários e distintos produtos. Produtos hortícolas, vinícolas, frutas, broa, ovos ou enchidos são apenas algumas das muitas propostas para uma iniciativa que, semanalmente, iria mobilizar inúmeros produtores. O CDS-PP está certo da grande adesão desta proposta por parte dos consumidores porque são cada vez mais as pessoas preocupadas com a sua saúde, qualidade de vida e riqueza alimentar. Esposende é um concelho com grandes potencialidades no campo da agricultura biológica pois já possuímos muitos agricultores que se dedicam exclusivamente á produção natural de alimentos. A agricultura biológica priveligia as boas práticas de gestão da exploração agrícola em alternativa ao recurso a factores de produção externos. De resto, Portugal é já, em alguns dos produtos biológicos, um dos 10 maiores produtores mundiais.


CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Programa Finicia

O CDS-PP atento e preocupado com os efeitos locais da crise económica, ao nível das micro e pequenas empresas procura dar resposta aos apelos dos esposendenses. Deste modo é imperioso manter estas empresas a funcionar, tentando simultaneamente encontrar incentivos destinados a criar empresas que renovem o sector económico local. A Câmara Municipal de Esposende deve procurar aproveitar todos os mecanismos, nomeadamente programas de apoio, colocados ao seu dispor na procura de soluções para os agentes económicos locais. Seria o caso da adesão, por parte do município de Esposende, ao Programa FINICIA que constitui um mecanismo financeiro de micro e pequenas empresas com actividade essencialmente local, visando robustecer o tecido empresarial do concelho, estimular o investimento das micro e pequenas empresas e melhorar os produtos e/ou serviços prestados na modernização das instalações e equipamentos. Neste pressuposto, poderiam ser financiados projectos até ao montante de 45.000€. Para tal seria constituído um Fundo de 500.000€, através da participação financeira do Município e de uma instituição de crédito, na proporção 20% e 80%.O Programa FINICIA é promovido pelo Ministério da Economia, através do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

terça-feira, 7 de julho de 2009

Apoio ao Comercio Local

Num concelho com reconhecidas aptidões para o Turismo como é Esposende o apoio aos comerciantes locais é uma necessidade urgente. A aposta nevrálgica de uma oferta turística de excelência é a qualificação da oferta. O CDS-PP desde sempre defendeu a moderação da politica fiscal municipal dando prioridade á redução ou mesmo isenção das taxas, á devolução do poder de compra ás famílias e á competitividade económica no nosso concelho. Assim sendo, o CDS-PP atento ás grandes dificuldades que muitos agentes económicos do concelho atravessam, visando também a manutenção de todos os postos de trabalho associados propõe á Câmara Municipal de Esposende três medidas de icentivo aos comerciantes locais pelo período mínimo de dois anos:

1- REDUÇÃO ACENTUADA DAS TAXAS COBRADAS NOS MERCADOS E FEIRAS;

2- ISENÇÃO DA TAXA DE OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA PARA O EXERCÍCIO DO COMÉRCIO;

3- ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXAS DE PUBLICIDADE.



Esposende, 6 de Julho de 2009
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

sexta-feira, 26 de junho de 2009

João Cepa critica esposendenses

No seguimento do comunicado emitido pela Câmara Municipal de Esposende vem o CDS-PP expôr o seguinte:- No passado dia 17 deste mês o CDS-PP emitiu um comunicado através do qual demonstrou a sua indignação pelo desperdício de recursos financeiros por parte da Câmara Municipal de Esposende que como confirmou o Sr. Presidente João Cepa em reunião da vereação se prepara, á semelhança de anos anteriores, para contratar artistas nacionais cujo cachet milionário entende o CDS-PP não ser aceitável num ano em que o país e o nosso concelho enfrentam uma crise económica sem precedentes.- Imediatamente o Sr. Presidente de Câmara respondeu que não prestaria declarações sobre um assunto sem relevância. Porém, parece que afinal o assunto é relevante, tendo vindo hoje a Câmara Municipal de Esposende desmentir o comunicado do CDS-PP. Ora, o CDS-PP mantém integralmente o anteriormente afirmado. De resto a Câmara Municipal de Esposende pretende fazer crer a todos os Esposendenses que a cerca de um mês dos concertos ainda não estejam efectuadas todas as contratações de artistas cuja agenda exige confirmação com meses de antecedência, bem como nos parece difícil fazer crer aos munícipes que estes artistas de renome apresentem preços significativamente inferiores para o concelho de Esposende.- O CDS-PP aproveita ainda para demonstrar o seu desagrado perante aquilo que entende ser uma critica injusta a todos os Esposendenses por parte do Presidente da Câmara Municipal de Esposende. No passado dia 20 de Junho na cerimónia de inauguração da Avenida de Santa Marinha em Forjães, (obra prometida há anos e inaugurada em ano eleitoral) o Sr. João Cepa, Presidente da Câmara Municipal de Esposende afirmou no seu discurso inaugural que "os munícipes queixam-se mas se lhes perguntar não sabem identificar os problemas das suas freguesias". Ora, esta afirmação para além de ofensiva é demonstrativa da falta de contacto e autismo do executivo camarário com os seus munícipes. Resta-nos sublinhar que a Câmara Municipal de Esposende apesar de insistir em esbanjar muitos milhares de euros aos cofres do concelho, sempre reconhece que afinal, há um descontentamento difuso na população esposendense. O CDS-PP orgulha-se de ser a voz desse descontentamento.
Esposende, 22 de Junho de 2009
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

Propostas Alternativas

Na sequência da afirmação do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende de que esta entidade iria gastar em festas o mesmo valor que no passado ano, o qual se estimou em meio milhão de euros, o CDS-PP não se conformando com o desperdício do dinheiro de todos os Esposendenses vem propôr em alternativa a utilização deste valor nas seguintes medidas sociais:

1- Redução das comparticipações e mesmo isenção do que pagam as famílias nos transportes escolares e nas refeições escolares;

2- Oferta dos livros escolares;

3- Fornecimento de refeições ás famílias carenciadas através das IPSS;

4- Pagamento de medicamentos ás pessoas mais necessitadas através das IPSS.

Esposende, 26 de Junho de 2009
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Contratações Milionárias da C.M.Esposende

O CDS-PP vem por este meio demonstrar a sua indignação pelo desperdício de recursos financeiros por parte da Câmara Municipal de Esposende que como confirmou o Sr. Presidente João Cepa se prepara, á semelhança de anos anteriores, para contratar artistas nacionais cujo cachet milionário ofende todos aqueles que diáriamente enfrentam as consequências de uma crise económica sem precedentes.
O CDS-PP não compreende como é que num concelho com mais de um milhar de desempregados sejam esbanjados dinheiros públicos desta forma. Vivemos num período de grande instabilidade económica que exige dos dirigentes políticos comportamentos responsáveis. Aquilo de que os Esposendenses necessitam é incentivos para ultrapassar o marasmo a que o actual executivo camarário votou o nosso concelho. A bem da população exige-se bom senso na gestão de dinheiros públicos.
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Comunicado

A Comissão Politica Concelhia do CDS-PP em Esposende vem por este meio agradecer a todos os Esposendenses que depositaram a sua confiança no nosso partido e que nos ofereceram um dos melhores resultados a nível nacional (13,1%). Aproveitamos também para reiterar a nossa vontade em continuar o nosso trabalho junto de todos os Esposendenses que querem a mudança, que querem uma nova esperança para o nosso concelho. Hoje, ficou claro que o projecto politico do Partido Socialista está esgotado. O CDS-PP demonstrou ser uma alternativa séria, credível e desejável para o nosso país e para o nosso concelho. Os resultados obtidos em todo o concelho mas especialmente nas freguesias de Apúlia, Curvos, Fonte Boa, Gemeses, Rio Tinto e Marinhas são francamente animadores e acreditámos que constituem um bom augúrio para as próximas eleições autárquicas. Bem hajam.

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Conselho Municipal de Juventude

Na sequência da recente aprovação da constituição do "Conselho Municipal da Juventude", o CDS-PP não pode deixar de denunciar o atraso por parte da Câmara Municipal de Esposende na implementação de tal orgão. Como os esposendenses recordarão, há mais de dois anos o CDS-PP apresentou proposta para a criação do referido Conselho Municipal de Juventude, no sentido de que as diversas organizações representativas da juventude do concelho tivessem um espaço de debate próprio. O Conselho Municipal de Juventude era então uma realidade com provas dadas em muitos municípios. Tal proposta foi nessa data "chumbada" pelo executivo camarário inviabilizando o debate e a participação activa dos jovens na vida cívica. Ora, com recente Lei nº 8/2009 a implementação do referido Conselho Municipal da Juventude tornou-se obrigatória pelo que não restou alternativa ao executivo camarário senão acatar a proposta apresentada há anos pelo CDS-PP. Assim sendo, o CDS-PP lamenta o tempo perdido pelo executivo camarário não podendo deixar de sublinhar que mais uma vez os prejudicados foram os próprios esposendenses, neste caso os jovens.

Esposende, 11 de Maio de 2009
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

segunda-feira, 23 de março de 2009

Contra as Portagens

Com a recente aprovação do chip electrónico nas matrículas automóveis, o Governo PS acaba de acelerar o processo de introdução de portagens na A28, que brevemente irá afectar, em tempo de crise e desemprego, o rendimento familiar de milhares de munícipes do concelho de Esposende.

As portagens na A28 a existirem, são um verdadeiro atentado económico contra as Empresas, o Emprego, as Famílias, os Jovens, o Comércio e o Turismo do concelho de Esposende e de toda a Região.

Perante tais factos, o CDS/PP Esposende questiona:

- O que fez a Camâra Municipal de Esposende para se opôr á introdução de portagens na A28?
- Está a Câmara Municipal de Esposende "esquecida" desta questão?

Sobre esta matéria, o CDS-PP desde a primeira hora e também agora, manifesta a sua intransigente vontade em continuar a lutar através de todos os meios legais e políticos contra as portagens na A28. Não iremos compactuar nunca com esta politica de inércia, de resignação a que temos vindo assistir em Esposende. O CDS-PP une-se mais uma vez a todos os Esposendenses partilhando a sua profunda indignação.

Esposende, 24 de Março de 2009

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

quinta-feira, 19 de março de 2009

Carta Aberta

Exma. Sra. Dra. MANUELA FERREIRA LEITE
R. de São Caetano, 9
1249-087 Lisboa
C/C Distrital de Braga do PSD
Esposende, 19 de Março de 2009

Exma. Senhora Dra, A Comissão Politica do CDS-PP em Esposende vem pela presente solicitar a Vª Exª esclarecimento para as questões que se passam a enunciar:
Recentemente o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, veio anunciar aos orgãos de comunicação locais que "estranhava" a apresentação da candidatura á Junta de Freguesia de Marinhas pelo CDS-PP do Sr. Eng. Carlos Jorge Capitão, uma vez que se tratava de um militante do PSD. Ora o Sr. Carlos Jorge Capitão foi efectivamente durante a sua juventude militante do PSD, tendo há já vários anos abandonado a sua militância activa. Aliás, em Abril de 2008 filiou-se militante do CDS-PP com o cartão nº 030600261, assumindo desde então um papel de grande relevância na concelhia do CDS-PP. Ora, após a presente questão ter sido levantada pelo Sr. Presidente da Câmara de Esposende, o Sr. Eng. Carlos Jorge Capitão, bem como a Comissão Politica do CDS-PP, vieram a ter conhecimento de várias irregularidades que a confirmarem-se assumem especial gravidade nomeadamente pelas suas inevitáveis consequências.
Assim sendo, solicitámos a Vª Exª se digne dar resposta ás seguintes questões:
1- É ou não verdade que alguém pagou as quotas do PSD relativas ao Eng. Carlos Jorge Capitão em 21 de Maio de 2008, através de pagamento Multibanco e em caso positivo qual o nº do cartão de Multibanco utilizado para tal efeito;
2 - É ou não verdade que tal pagamento das referidas quotas possibilitava o direito de voto do Sr. Eng Capitão nas eleições para a Comissão Politica do PSD em Esposende, as quais se realizaram apenas dez dias depois, a 31 de Maio de 2008 e a através das quais foi eleito o Sr. João Cepa, presidente da referida comissão politica concelhia;
3 - É ou não verdade que alguém votou nas referidas eleições utilizando ilicitamente o nome do Sr. Eng. Carlos Jorge Capitão há muito desvinculado do PSD e á data militante do CDS-PP, pelo que se solicita desde já cópia da acta e respectivos cadernos eleitorais relativos a tal acto eleitoral. O CDS-PP em Esposende acredita que Vª Exª não compactuará com irregularidades desta gravidade pelo que desde já agradece a sua melhor atenção para os factos acima descritos.

Com cumprimentos,
HERSILIA BRÁS MARQUES
Presidente da Comissão Concelhia do CDS-PP/ Esposende

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Site da Câmara Municipal de Esposende

A Comissão Politica do CDS-PP vem, por este meio, denunciar a utilização propagandística do site da Câmara Municipal de Esponsende. Como todos os Esposendenses têm conhecimento o site da CME destina-se a prestar informações de relevo concelhio designadamente de âmbito municipal. Ora, aquilo a que vimos a assistir recentemente é a utilização do site de forma que desvirtua, totalmente, a sua função. O CDS-PP há já vários meses denunciou o incumprimento pela CME da Lei das Finanças Locais que obriga os municípios a apresentarem na sua página da internet as contas da Autarquia. O site da CME não contém qualquer informação nesse sentido e em muitos casos está mesmo desactualizado. Mas mais grave é ocupação desse espaço para propaganda exclusivamente de cariz politico-partidário. Tal é o caso da foto-reportagem do comício que teve lugar na Quinta da Malafaia, em Novembro passado, ou ainda, mais recentemente, a utilização do site para responder a uma proposta apresentada pelo CDS-PP, denegrindo a imagem deste, facto absolutamente inédito em Esposende e violador das regras básicas da democracia. A propaganda politica deve ter lugar nas instâncias próprias e não em instrumentos que são pagos por todos os contribuintes, em seu benefício exclusivo. Se assim não fosse, outra alternativa não restaria ao CDS-PP, bem como a todas as forças da oposição senão reivindicar o mesmo direito ao abrigo do Principio da Igualdade.



CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

Banco Local de Voluntariado

A comissão politica concelhia do CDS-PP em Esposende reconhecendo a magnitude da crise económica que afecta todos os Esposendenses em particular os mais desfavorecidos, vem propôr ao executivo camarário a implementação de um BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO no concelho de Esposende com o objectivo de fomentar e sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado, de resto como já vem sendo acatado por outras autarquias.
O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária com o próximo. Os Bancos Locais de Voluntariado são estruturas que permitem a nível local e de forma flexível, facilitar, incentivar e promover o voluntariado constituindo-se como espaço de encontro entre pessoas interessadas em ser voluntárias que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de acções.
O concelho de Esposende demonstra um real dinâmica em termos de instituições que actuam nas mais variadas áreas ( acção social, educação, saúde, desporto, defesa do ambiente) que podem acolher voluntários. O Banco Local de Voluntariado teria certamente um papel determinante no sentido de permitir estruturar e mobilizar os cidadãos para o voluntariado.


Esposende, 5 de Fevereiro de 2009-02-04
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES

Comunicado

É com grande satisfação que a Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Esposende, anuncia a aprovação, por unanimidade, da indigitação da Exma. Sr.ª Dr.ª Hersília Brás Marques, para protagonizar o novo projecto político autárquico do CDS-PP, à Câmara Municipal de Esposende, nas próximas eleições.
A Sr.ª Dr.ª Hersília Brás Marques é licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto, pós-graduada em Direito do Ambiente, pela Universidade de Coimbra e exerce advocacia, na Comarca de Esposende, desde 1997. Após 2005 tem vindo a exercer o cargo de vereadora, em substituição.
Trata-se, por isso, de uma personalidade cuja vida pessoal e profissional traduz, inequivocamente, uma real sintonia com os princípios e valores que são a marca identitária da Democracia-Cristã. O seu currículo profissional e as suas características pessoais são bem ilustrativas da seriedade, do rigor, da competência e da capacidade de liderança que se exige a quem se propõe liderar a edilidade Esposendense.
O seu espírito altruísta, a disponibilidade e empenho na procura das respostas para os problemas sociais, serão, sem dúvida, os grandes vectores que marcarão o programa político da sua candidatura.
RENOVAR,

FAZER MELHOR,

SERVIR ESPOSENDE
São estes os fundamentos principais desta candidatura que representam um momento de grande afirmação do CDS-PP no nosso concelho, pelo que estamos convictos que a Sr.ª Dr.ª Hersília Brás Marques será a depositária da confiança, da esperança e do desejo de mudança de todos os Esposendenses.

CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende

Apresentação de Candidatos (Marinhas e Apúlia)

A Comissão Politica do CDS-PP informa que apresentará os seus candidatos às Juntas de Freguesia de Marinhas e Apúlia no próximo dia 22, domingo, pelas 11 horas no Hotel Suave Mar. Ambas as listas constituem uma aposta forte do CDS-PP em Esposende uma vez que reflectem o espírito de renovação que o partido pretende implantar no nosso concelho. São mulheres e homens unidos pela mesma causa: servir as suas freguesias. Apostamos nas pessoas, que são a força e a maior riqueza deste concelho. Teremos portanto, uma equipa autárquica onde todos desempenham um papel activo ao serviço de todos os Esposendenses.
CDS-Partido Popular - Concelhia de Esposende
A Presidente da Comissão Politica Concelhia
HERSILIA BRAS MARQUES